quarta-feira, 17 de março de 2010

FIES amplia vantagens para estudantes

O que é o FIES?
FIES é o Programa de Financiamento Estudantil criado pelo Ministério da Educação (MEC) – Lei nº 10.260, 12 de julho de 2001, que beneficia estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação. Através do FIES, alunos de instituições de ensino superior privadas têm a oportunidade de financiar em até 100% seu curso. Esses alunos, ao concluírem o curso, terão um período de carência que aumentou para 18 meses. Após esse período, o financiamento poderá ser pago em até 3 vezes o tempo do curso. Assim, o FIES possibilita a continuidade dos estudos de quem já está matriculado e facilita o ingresso de novos alunos.

Principais novidades do FIES 2010:
* Os financiamentos para todos os cursos com avaliação positiva pelos critérios do MEC passam a ter juros de 3,5% ao ano.
* O prazo para quitação da dívida, que era de duas vezes o período financiado do curso, agora é de três. Um estudante que tenha financiado um curso com duração de quatro anos, por exemplo, terá 12 anos para quitar a dívida, mas as amortizações só começam após o término do curso.
* Alunos dos cursos de Medicina e de Licenciaturas, que atuem como médicos no programa Saúde da Família ou como professores da rede pública de educação básica, poderão abater 1% da dívida a cada mês trabalhado (20h semanais).
* O financiamento passa a poder ser requerido a qualquer momento, e não mais apenas em processos seletivos. O agente operador passa a ser o FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação), e os atuais agentes financeiros são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
* Agora, além dos alunos de graduação, os estudantes de mestrado e doutorado também podem solicitar financiamento.

É muito simples solicitar:
* Basta preencher a ficha de inscrição disponível no endereço http://iesfies.mec.gov.br/.
* Imprimir duas vias e entregar uma delas na Unifor, junto com os documentos do seu fiador, e guardar a outra.
* Ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para apresentar a documentação solicitada e assinar o contrato de financiamento.
* Por fim, aguardar a análise e o parecer da agência bancária sobre a solicitação.

Entre as mudanças, está a redução dos juros, agora de 3,5% ao ano para todos os cursos aprovados pelo MEC.

Mais informações:
Secretaria Executiva da Comissão do FIES/Unifor, no prédio da Reitoria, térreo
(85) 3477-3289 / 3477-3249 / 3477-3118

Nenhum comentário: